quarta-feira, 25 de novembro de 2015

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO
O projeto foi executado em duas partes. A primeira em sala de
aula e a segunda no laboratório de informática, com a minha
mediação e da professora regente. A escola em que trabalho dispõe
de um laboratório bem equipado, entretanto, não há computadores
disponíveis
para
o
uso
individual,
sendo
necessário
o
desenvolvimento das atividades propostas em duplas algumas vezes.
Durante a execução do projeto pode-se notar que em virtude dos
alunos
encontrarem-se
em
fase
de
alfabetização
muitos
demonstraram dificuldades na aquisição da leitura e escrita.
E tais dificuldades foram ainda mais evidenciadas na execução do
projeto, onde houve a constante necessidade de intervenção e
mediação. Outro fator que dificultou foi o fato de alguns alunos não
saberem lidar com o uso do teclado do computador. Não saberem a
localização das letras e não as identificarem. Embora com
dificuldades os alunos mostraram-se interessados, motivados e
estimulados a produzirem palavras, frases e a partir desta dificuldade
eles começaram a utilizar o software, do Sistema Operacional Linux,
GCompris. Este programa traz atividades educacionais voltados ao
uso do mouse e do teclado.
Projetos como estes devem constar no planejamento de sala de
aula para que com o tempo o processo ensino-aprendizagem se torne
ainda mais inovador e criativo. O ambiente virtual facilita e dinamiza
o desenvolvimento das atividades. Escolhi o curso E-PROINFO em
razão da grande dificuldade que tinha em lidar com o computador.
Uma barreira imposta por mim mesma e aliada a este fator soma-se
a necessidade de aprender a lidar com este conhecimento, uma vez
que vivemos em um mundo cada vez mais globalizado que exige o
domínio destes saberes.
Durante a elaboração e execução do projeto ficou evidenciado a
grande contribuição do curso E-PROINFO, uma vez que ele me
proporcionou a quebra de barreiras, como a superação do medo, o
receio de não conseguir concluir o curso e estimulou-me a querer
aprender a cada dia um pouco mais deste novo universo. O curso me
oportunizou
experiências,
facilitou
minha
compreensão
de
determinados acessos, em que posso citar o uso do Linux, as funções
do teclado, estabilizador e outros. Assim, acredito que a realização
do curso tenha beneficiado não somente os alunos como a mim
também.
Aplicação do Projeto e produção dos alunos realizado a partir do
livro paradidático: “Papai!” de Phelippe Corentin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário