ROTEIRO – PROPOSTA DO PROJETO/AULA
I N S T R U Ç Õ E S
1. Identificação
Nome do cursista:
Cleide Godoi Rodrigues Cascardo
|
|
Nome da Escola: Classe 02 Local (cidade/estado)
Vicente Pires
|
2. Título/Tema da sugestão de aula
Contribuição ao Projeto Interventivo
|
O título de uma aula precisa ser objetivo, claro e relacionado
diretamente com o conteúdo ou com o tema trabalhado. O professor interessado em
conhecer e trabalhar com as aulas publicadas pesquisará pelo tema de seu
interesse e nunca pelo título, diretamente.
3. Estrutura curricular – Nível de ensino
Ensino
Fundamental
|
Ao criar sua aula verifique se ela é pertinente a mais de um nível de
ensino: Fundamental inicial/Final ou Final/Médio ou Médio/Profissional ou a
outra modalidade, por exemplo, o EJA (1º e 2º ciclos) e Educação Escolar
Indígena.
4. Objetivo (s) – o que o aluno poderá aprender com esta aula?
Facilitar
e ou mediar a produção escrita dos estudantes com o uso do computador
|
O objetivo de uma aula deve indicar claramente o que é esperado do
aluno. Quais mudanças nós esperamos que aconteçam a partir da nossa aula? O
que, exatamente, o aluno poderá aprender? Um objetivo educacional deve indicar
um comportamento passível de avaliação.
5. Duração das atividades
Duas
aulas
|
É importante que deixem claro em quantas
aulas o assunto apresentado poderá ser desenvolvido.
6. Conhecimentos prévios
Desenvolvimento
da leitura e escrita na língua portuguesa
|
Não apresente teorias ou grandes textos. Liste apenas os temas de sua disciplina indispensáveis para que o aluno possa acompanhar a sua proposta de aula.
7. Estratégias e recursos
Será
apresentado uma historia compartilhada contida no planejamento pedagógico em
classe. Posteriomente a turma será levada ao laboratório de informática em
pequenos grupos, na companhia do professor regente para que, com o uso do
Data Show os estudantes assistam a história . Após assistirem por no mínimo
02 vezes e tendo discutido amplamente
sobre a história, os estudantes ocuparão um lugar ao computador onde
poderão descrever/ recontar a historia ( digitada) com o auxilios das imagens
registradas nos computadores. A atividade será realizada contando com a
participação e mediação desta cursista
e da professora regente.
|
Neste campo você deverá escrever as orientações para o trabalho dos alunos. Ao apresentar as estratégias para sua aula pense na sequência didática: se as atividades estão ordenadas, estruturadas, ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, organizadas de acordo com os objetivos listados. Deixe claro, o passo a passo sobre como fazer.
8. Recursos – enriqueça sua aula
Livro
paradidático , data show , caixa acústica, computadores .
|
Não confundir recursos com materiais. Recursos são ferramentas didáticas que
ajudam a ensinar melhor, que enriquecem o planejamento de uma aula ou
atividade.
9. Recursos complementares
|
Além dos recursos multimídia ou links incluídos na estratégia da aula, indique também outras fontes complementares como livros, portais, blogs etc. Escrever neste espaço apenas endereços web completos, em formato de link, que não tenham sido mencionados nos campos anteriores e que sirvam de apoio ou de aperfeiçoamento sobre o tema.
10. Avaliação
A
avaliação será processual condiderando as habilidades e competências dos
estudantes
|
Explique como a avaliação será realizada. Como saber se os alunos
aprenderam? Que instrumentos ou estratégias podem ser utilizad
Nenhum comentário:
Postar um comentário