domingo, 22 de novembro de 2015

ROTEIRO – PROPOSTA DO PROJETO/AULA 2015

 ROTEIROPROPOSTA DO PROJETO/AULA
I N S T R U Ç Õ E S

1. Identificação
Nome do cursista: Cleide Godoi Rodrigues Cascardo

Nome da Escola:  Classe 02                                            Local (cidade/estado)  Vicente Pires        
           
2. Título/Tema da sugestão de aula
Contribuição ao Projeto Interventivo
O título de uma aula precisa ser objetivo, claro e relacionado diretamente com o conteúdo ou com o tema trabalhado. O professor interessado em conhecer e trabalhar com as aulas publicadas pesquisará pelo tema de seu interesse e nunca pelo título, diretamente.

3. Estrutura curricularNível de ensino
Ensino Fundamental
Ao criar sua aula verifique se ela é pertinente a mais de um nível de ensino: Fundamental inicial/Final ou Final/Médio ou Médio/Profissional ou a outra modalidade, por exemplo, o EJA (1º e 2º ciclos) e Educação Escolar Indígena. 

4. Objetivo (s)o que o aluno poderá aprender com esta aula?
Facilitar e ou mediar a produção escrita dos estudantes com o uso do computador
O objetivo de uma aula deve indicar claramente o que é esperado do aluno. Quais mudanças nós esperamos que aconteçam a partir da nossa aula? O que, exatamente, o aluno poderá aprender? Um objetivo educacional deve indicar um comportamento passível de avaliação.

5. Duração das atividades
Duas aulas
  É importante que deixem claro em quantas aulas o assunto apresentado poderá ser desenvolvido.

6. Conhecimentos prévios
Desenvolvimento da leitura e escrita na língua portuguesa
Não apresente teorias ou grandes textos. Liste apenas os temas de sua disciplina indispensáveis para que o aluno possa acompanhar a sua proposta de aula.

7. Estratégias e recursos
Será apresentado uma historia compartilhada contida no planejamento pedagógico em classe. Posteriomente a turma será levada ao laboratório de informática em pequenos grupos, na companhia do professor regente para que, com o uso do Data Show os estudantes assistam a história . Após assistirem por no mínimo 02 vezes e tendo discutido amplamente  sobre a história, os estudantes ocuparão um lugar ao computador onde poderão descrever/ recontar a historia ( digitada) com o auxilios das imagens registradas nos computadores. A atividade será realizada contando com a participação e mediação  desta cursista e da professora regente.
Neste campo você deverá escrever as orientações para o trabalho dos alunos. Ao apresentar as estratégias para sua aula pense na sequência didática: se as atividades estão ordenadas, estruturadas, ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, organizadas de acordo com os objetivos listados. Deixe claro, o passo a passo sobre como fazer.

8. Recursosenriqueça sua aula
Livro paradidático , data show , caixa acústica, computadores .
Não confundir recursos com materiais. Recursos são ferramentas didáticas que ajudam a ensinar melhor, que enriquecem o planejamento de uma aula ou atividade.

9. Recursos complementares

Além dos recursos multimídia ou links incluídos na estratégia da aula, indique também outras fontes complementares como livros, portais, blogs etc. Escrever neste espaço apenas endereços web completos, em formato de link, que não tenham sido mencionados nos campos anteriores e que sirvam de apoio ou de aperfeiçoamento sobre o tema.

10. Avaliação
A avaliação será processual condiderando as habilidades e competências dos estudantes
Explique como a avaliação será realizada. Como saber se os alunos aprenderam? Que instrumentos ou estratégias podem ser utilizad



Nenhum comentário:

Postar um comentário